Por que o sortimento é essencial para o sucesso de uma loja?

Você já pensou que o sortimento da sua loja pode fazer toda diferença na escolha de compra do seu consumidor? O sortimento nada mais é do que um conjunto de produtos que são comercializados dentro de uma loja. Assim sendo, elas são divididas por categorias e subcategorias. Por exemplo, na categoria ‘esmalte’, pode ser feita a subcategoria “cintilante”, “brilhoso”, “transparente” e “matte”.

Essas categorias podem variar de varejista para varejista. Também pode-se criar novas categorias que agregam aos produtos que são muito diferentes uns dos outros. De qualquer forma, é necessário que essa divisão faça sentido para a empresa.

Variedade e profundidade

O sortimento de uma empresa também é composto por duas variáveis: variedade e profundidade.

Ao falarmos em variedade, podemos destacar a quantidade de marcas, categorias ou departamento dos produtos comercializados na loja. Esse elemento é o que determina qual será a amplitude do sortimento, podendo ser grande ou pequena.

Já a profundidade é a quantidade de itens em cada marca, categoria ou departamento. A profundidade está relacionada em ter mais opções de um mesmo produto.

Cada tipo de loja possui o seu sortimento

É importante definir o seu sortimento de acordo com o seu público-alvo e o posicionamento da sua empresa. Supermercados normalmente são estabelecimentos voltados para a necessidade mais regional, possuindo alimentos, produtos de limpeza e pessoal. Nesse caso, o sortimento será adequado para um público que será diferente dos hipermercados, onde haverá maior estoque e variação de produtos no seu PDV do que o supermercado. Nos hipermercados já é possível encontrar alimentos e produtos de higiene, e também eletrônicos, vestuário, maquiagens e materiais diversos.

Lojas mais especializadas em produtos investem em profundidade. Uma loja que vende apenas meias está atuando em apenas uma categoria, mas investe em um número grande de marcas e variações, podendo se especializar no seu ramo e assim oferecer um sortimento relevante para um cliente mais específico.

 

 

Otimização de Sortimento
Mix de Produtos
Planogramação
Reconhecimento por imagem
Execução no PDV

 

João Stringhini

João Stringhini

Empresário, Palestrante, Conselheiro de Empresas, Psicólogo, Mestre em Marketing e Gestão Estratégica pela UCES de Buenos Aires e Pós-Graduado em Marketing pela PUC-RS. Experiência de 20 anos em Consultoria de Marketing. Professor da ESPM desde 2003, é sócio-diretor da Stringhini – Varejo Inteligente, consultoria especializada em marketing do varejo, com forte uso de tecnologia. A Stringhini – Varejo Inteligente foi a primeira empresa brasileira a ter uma education session na NACS (National Association Convenience Stores) nos EUA, com um case certificado de Gerenciamento por Categorias. A Stringhini atende clientes como Ipiranga, FEMSA, Lojas Americanas, Postos Marcela, Heineken, Lojas Lebes, Lojas Renner, AMBEV, Concha Y Toro, ThyssenKrupp, Ferragem Thony, TIGRE, Grendene etc.