Depois de anos trabalhando com Gerenciamento por Categorias estamos reunindo nossos conhecimentos e esforços em uma entrega específica para o ajuste e definição do mix de produtos, o Sortimento Fácil. O Sortimento Fácil integra o nosso conhecimento, metodologias proprietárias, estatística e tecnologia para redesenhar o mix de produtos das empresas varejistas em 2 (dois) meses, independente do número de lojas e ou SKUs que a empresa trabalhe.
O que é o Sortimento Fácil?
É o primeiro passo para as empresas varejistas que querem adotar a ciência de dados na definição do seu mix de produtos. Empresas que desejam abandonar a tomada de decisão feita no calor operacional do dia a dia e substituí-las por decisões estratégicas, baseadas em dados que garantam o crescimento das vendas e das margens de lucro.
Além do mais, Diariamente profissionais de varejo tomam decisões quanto ao mix de produtos. As decisões são tomadas a partir das informações de vendas dos ERPs, dos objetivos a serem alcançados em uma ou outra categoria, das ofertas comerciais da indústria, do surgimento novas demanda do mercado entre outros. As decisões são tomadas com o maior esmero e responsabilidade, o que é bom, mas este processo de tomada de decisão, da forma descrita, chamamos de tomada de “decisão manual”.
Agora, porque chamamos de “decisão manual”? Denominamos de “decisão manual” porque é humanamente impossível para uma pessoa ou grupo de pessoas analisar os milhares de produtos do mix simultaneamente. Assim, sem as ferramentas adequadas, sem o uso de instrumentos estatísticos, é como se fosse um processo amador, feito de forma artesanal que pode ser equiparado a um procedimento manual. Manual em oposição a processos que podem ser profissionais, de larga escala, sistemáticos, replicáveis e que atendam a totalidade dos milhares de produtos do mix simultaneamente.
Benefícios do Sortimento Fácil
1) Precisão na tomada de decisão
Com o Sortimento Fácil você tem acesso a informações valiosas sobre o desempenho de cada produto na sua loja, permitindo que você faça a escolha correta na hora de renovar o estoque e investir em novos produtos.
2) Aumento nas Vendas
Com o Sortimento Fácil você tem um mix de produtos mais otimizado e personalizado para atender as necessidades do seu público-alvo, aumentando as chances de conversão de vendas.
3) Economia de Dinheiro
Você terá uma gestão mais eficiente do estoque, evitando a falta ou excesso de produtos nas prateleiras. Isto reduz custos com estoque e minimiza a perda de vendas por falta de produtos.
4) Equilíbrio das Categorias
Você terá a identificação das quantidades mínimas e máximas de itens para cada uma das categorias e subcategorias, garantindo a obtenção do máximo potencial de vendas de todas categorias e subcategorias.
5) Seleção de Produtos
Com o Sortimento Fácil você tem a totalidade dos produtos sinalizados entre principais, opcionais e excluídos não deixando um produto sequer fora do seu radar para uma tomada de decisão de permanência ou não no mix.
6) Priorização das Atividades
Com o Sortimento Fácil você tem uma priorização para o sequenciamento das atividades de correção do mix de produtos sempre voltada para obter o maior faturamento e a maior rentabilidade.